quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 6

Paz de Jesus formadores de discípulos do Senhor!
Que Deus nos abençoe imensamente!

Finalmente chegamos ao último capítulo da apostila 1-  IDENTIDADE DA RCC, em que vamos nos debruçar sobre o tema CONTEXTO ECLESIAL DA RCC.

Neste capítulo, vamos perceber que a RCC tem todo o necessário em matéria pastoral para realmente nos considerarmos participantes do Corpo Místico de Cristo. Este é o objetivo principal deste ensino.

Os tópicos deste capítulo são:
1 INTRODUÇÃO - Apesar de sermos um movimento eclesial, muitos inclusive carismáticos não conhecem esta realidade e se deixam intimidar por pensamentos como "precisam participar de outra pastoral para serem membro da Igreja" ou "vocês não são aceitos na Igreja". Mas como ter certeza de que somos parte da Igreja? Através dos critérios de eclesialidade.

2 CRITÉRIOS DE ECLESIALIDADE - Os critérios de de eclesialidade passam primeiro pelo cânon 214 que exige que os movimentos católicos tenham espiritualidade conforme a Doutrina da Igreja.
Além deste critério, temos a Christifideles Laici que, pela primeira vez, vai listar os critérios para que um movimento seja considerado eclesial. Entre eles temos:
1 - Primado dado a busca da santidade;
2 - A responsabilidade de professar a fé católica;
3 - A comunhão sólida com o Papa e os Bispos;
4 - Participação da finalidade apostólica da Igreja que é a evangelização e a formação cristã dos homens.
5 - E, por fim, o empenho de uma presença na sociedade humana a luz da doutrina social da Igreja.

Podemos perceber através destes critérios que:

3 A RCC ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ECLESIAL!!!


E quais os efeitos que isto nos traz?

4 EFEITOS DA ECLESIALIDADE DA RENOVAÇÃO -
Primeiro: onde estiver uma fração da RCC, ali estará uma parcela da Igreja.
Segundo, um engajamento pastoral pleno para seus membros. Isto quer dizer que seus membros podem dedicar exclusivamente seu tempo escasso a este movimento sendo de forma plena pertencentes a Igreja. Isto não impede que aqueles que se sentirem chamados possam servir em outras pastorais, zelando sempre pelo bem estar e evitando o ativismo tão presente nos nossos dias.

Porque isto é importante? foi constatado que uma grande parte dos coordenadores da RCC também coordenavam outras pastorais em sua comunidade, muitas vezes se desgastando excessivamente. Com estas constatações podemos perceber que podemos focar nosso serviço apenas no movimento que nos trouxe para perto do Senhor, se assim quisermos.

5 CONCLUSÃO

Com isto terminamos a Apostila IDENTIDADE CARISMÁTICA! Espero que tenham gostado e nos encontramos em breve para na próxima apostila.

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"



Um comentário: