quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Slide - Processo Formativo da RCC

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos forme para que possamos servi-Lo plenamente!

Após concluir as 3 primeiras apostilas do módulo básico que conhecemos como módulo emergencial (Identidade da RCC, Carismas e Grupo de Oração) temos agora um passo importante no blog. Podemos continuar os slides das apostilas de módulo básico indo para a apostila 4 - Oração na Vida Cristã, podemos iniciar a formação humana que também faz parte do processo formativo ou podemos iniciar os vídeos de formação que queremos gravar. Que grande dilema!

Enquanto resolvo isto, gostaria de colocar aqui o slide do PROCESSO FORMATIVO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA.


Para este ensino, quero aqui colocar alguns pontos importantes sobre este tema:

1 INTRODUÇÃO - Todos os participantes da RCC precisam de formação, independente do cargo, função ou tempo de caminhada que possuem. A Apostolicam Actuositatem, no seu número 28 vai dizer:

"O apostolado não pode atingir eficácia plena, senão por meio da formação múltipla e integral."



Entendemos com isto que nossa pregação, formação, intercessão, coordenação, enfim, nosso apostolado que muitas vezes já é considerado bom só será pleno, completo, através da formação.

É importante aqui explicar que todos os servos da RCC devem passar pelo processo formativo da RCC que envolve a fase querigmática (seminário de vida no Espírito Santo, experiência de oração e aprofundamento de dons), a fase catequética do módulo básico de formação e a fase catequética de formação específica, onde serão formados os servos em cada um dos seus ministérios.

2 O PROCESSO - O processo formativo da RCC é um caminho que a ovelha é chamada a percorrer. Proposto pela Comissão Nacional de Formação e aprovado pelo Conselho Nacional, o mesmo unifica o caminho de experiência querigmática e de formação que era aplicado em todas as regiões do Brasil, buscando a unidade e harmonia de todos os participantes do movimento, um dos princípios básicos da ofensiva nacional da RCC. Ele se divide em 2 fases:

3 A FASE QUERIGMÁTICA - A fase querigmática é a fase de iniciação da experiência da ovelha com o Senhor, focada em fortes momentos de oração e experiência com Deus. Nela temos 4 encontros:


a - Seminário de Vida no Espírito Santo (SVE) - Evangelização querigmática paulatina, conduzida no Poder do Espírito Santo, durante 09 semanas. Proporciona fortes momentos de oração, batismo no Espírito Santo e cenáculos de partilha, além de profundas palavras de vivência e de oração pessoal para serem manuseadas durante a semana.



b - Experiência de Oração - Retiro de final de semana, preferencialmente fechado, que proporciona uma evangelização querigmática impactante que conduz à decisão e adesão a Jesus como Senhor e Salvador. Nos conduz a uma fortes momentos de oração e batismo no Espírito Santo.

c - Aprofundamento de Dons - Uma introdução querigmática sobre dons infusos e carismáticos, com pequena teoria e vasta oficina de dons com a assembleia, proporcionando a abertura ao Espírito Santo que age pelos dons e partilhas sobre estas experiências.


d - Seminário de Batismo no Espírito Santo - Apesar de ser opcional, algumas dioceses já realizaram-no e podem testemunhar os frutos deste encontro. Busca um conhecimento e prática mais profundos em relação a efusão e consequentemente maior maturidade cristã.

A fase querigmática deve ser organizada pela coordenação da instância (grupo de oração, paróquia, cidade, etc.) e as pregações são responsabilidade do ministério de pregação.

3  A FASE CATEQUÉTICA - A fase catequética se divide em módulo básico (antiga Escola Paulo Apóstolo atualizada e apostilas de Formação Humana) e formação específica.

a - Módulo Básico - Formações carismáticas que proporcionam também um encontro com o Senhor, como diz o Papa Francisco "Na boca do catequista volta sempre a ressoar o primeiro anúncio (Evangelli Gaudium, 164)." Gera unidade e um maior conhecimento de nosso movimento e da Igreja, além de nos levar a discernir o ministério de serviço a que somos chamados.

É formado por 11 apostilas, sendo as 3 primeiras conhecidas como emergencial. São elas Identidade da RCC, Carismas e Grupo de Oração. São conhecidas por emergencial pois, em alguns casos emergenciais, pode ser necessário formar uma equipe de servos antes que os participantes tenham concluído todo o processo formativo, sendo autorizado que os mesmos iniciem a formação específica de ministérios concluindo apenas estas 3 apostilas.



Isto não que dizer que devem parar de participar da formação básica, mas sim que devem continua-la paralelamente a formação específica de seu ministério.

Após Identidade da RCC, Carismas e Grupo de Oração temos a primeira apostila de Formação Humana cujo tema é Relacionamento com Deus. A intenção é que a ovelha cresça também como pessoa e não apenas como servo e conhecedor do movimento. Em seguida temos a apostila de Oração na Vida Cristã e a apostila de Santidade.



Temos agora mais uma apostila de Formação Humana, Relacionamento Comigo Mesmo. Importante ressaltar que os encontros de formação humana são encontros fechados de fim de semana e não devem ser dados com encontros semanais, enquanto os encontros de módulo básico podem seguir este modelo livremente. Em seguida, temos a apostila de Liderança a Serviço da RCC e a apostila de Igreja.



Por fim, temos a última apostila de Formação Humana, Relacionamento Com o Outro e a última apostila do módulo básico, Doutrina Social da Igreja, concluindo a primeira parte da formação catequética dos participantes da Renovação carismática.


Lembrando que os encontros de formação do módulo básico são coordenados pelo ministério de formação e a coordenação da instância em questão, sendo que os ensinos devem ser ministrados pelos membros do ministério de formação.

b - Formação Específica - Após a formação do módulo básico os participantes são encaminhados a formação específica do ministério discernido como sua vocação, sendo que cada ministério é responsável pela formação dos seus ministeriados: O ministério de pregação forma os pregadores, o ministério de crianças responsável pela formação dos evangelizadores de crianças, o ministério jovem pela formação dos jovens e assim por diante.

E o ministério de formação? Como já acabou sua etapa fica desempregado? Nada disso! na formação específica o ministério de formação é responsável pela formação de formadores e pela formação de coordenadores.

3 - CONCLUSÃO - Ufa! É um caminho grande pela frente, porém vamos seguir decididamente para fazermos o melhor para o Senhor, sem hesitação!!! Talvez sua realidade ainda não esteja colocando o processo em prática, porém precisamos começar e depende de VOCÊ para que este sonho se torne realidade.

Deus conta com VOCÊ!!!

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

5 comentários:

  1. Paz unção e fogo,parabéns meu grande amigo Klaus por disponibilizar esse conteúdo riquíssimo, uma inspiração Divina um conteúdo que nos ajudara a caminhar na luz da unidade da transparecia e do conhecimento, que as mãos poderosas de Deus permanecem sobre vc seus sonhos e projetos e toda sua família..."Ninguém da o que não tem." Lucas 6-45 RCC na veia

    ResponderExcluir
  2. Grande Kléber, paz de Jesus.
    É como diz a Palavra: Se tem o dom de ensinar, que ensine!
    Abraço irmão!

    ResponderExcluir
  3. Deus seja louvado por nos proporcionar estes estudos ....Deus lhe ABENÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho irmão. Em breve voltaremos a postar Doutrina Social e Formação Humana!

      Excluir