segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Slide - Apostila MB 4 - Oração - Capítulo 2

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e sacie cada vez mais nossa sede de oração!

Estamos aprofundando na apostila de ORAÇÃO NA VIDA CRISTÃ, indo agora para o segundo capítulo, as "formas de oração", onde falaremos das formas ou tipo de oração. Vamos em frente:

1 INTRODUÇÃO - Como a oração é um diálogo pessoal com Deus, logicamente ela pode variar conforme as indicações, sentimentos e necessidades do orante e, também, de acordo com as moções do Espírito Santo, a quem somo dóceis.

2 DESENVOLVIMENTO - Tipos de oração - Alguns tipos de oração:

a)  Oração de louvor: É a oração por excelência, onde reconhecemos que Deus é Deus, louvando-O pelo que Ele é, muito além do que pelo que faz.

b) Oração de ação de graças: agradecimentos humildes a Deus, reconhecendo respeitosamente que sem Ele nada seria possível. Quanto mais agradecemos com sinceridade, mais nos tornamos conscientes da grandeza de Deus. Um coração agradecido é capaz de transformar todo acontecimento em oferenda a Deus, independente da circunstância.


 c) Oração de adoração: é a atitude da criatura que reconhece seu criador. É reconhecer que Deus é Senhor, Pai, Criador, bom, misericordioso, Santo, enfim, é Deus. Adora-se apenas a Santíssima Trindade, a quem damos o culto de latria, e podemos adorá-La em silêncio, com palavras e até com atos, prostrando-nos por exemplo.

d)  Oração em línguas: Muitas vezes a razão e a intuição humanas limitam a oração, sendo que o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza com gemidos inefáveis que quando veem do coração contribuem para que nossa oração dê frutos.

e)  Oração de escuta: marcada por uma fé expectante, busca um discernimento daquilo que se apresenta no interior do homem, para que o mesmo permaneça em comunhão com Deus.


f)  Oração de súplica: Suplicar é pedir, implorar, suplicar com insistência, invocar, clamar, gritar, lutar na oração, porém, a forma mais habitual é o pedido. O fiel deve pedir com muita honestidade a Deus, mas confiando que Ele fará conforme a Tua vontade.


g)  Oração de entrega: Segundo o Salmo 36, versículo 5, "Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele agirá". Portanto, a oração de entrega consiste nestes 3 passos: Entregar (e deixa-la lá), confiar que Deus fará o melhor e deixar Ele agir.

g)  Oração de intercessão: Consiste em orar uns pelos outros, conforme nos orienta Tiago 5,16. Todos são chamados a interceder, a se colocar na brecha, a permanecer nesta luta espiritual pelo outro através da oração, sacramentos e do jejum, com insistência e perseverança, afinal a oração tem o poder de transformar tudo, inclusive o curso da história.


h)  Oração de cura: Deus quer que todos os homens sejam curados, que sejam saudáveis de corpo, mente e espírito, por isto envia a cada um de nós a orarmos uns pelos outros clamando a cura dos males, para que todos "imponham as mãos nos enfermos e eles fiquem curados", conforme marcos 16, versículo 18.

3 CONCLUSÃO

Agora que vimos as formas de oração, o próximo capítulo veremos os caminhos da oração. Supliquemos ao Senhor força e sabedoria, formadores da RCC.

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário