segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 7

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e venha em auxílio a nossa falta de fé!!!

Estamos na reta final de nossa apostila de CARISMAS, sendo que agora trataremos dos 2 últimos capítulos que falam dos dons carismáticos de poder ou de obras. Falemos agora do Carisma da Fé, tão necessário em nossas vidas.

Você sabe o que é isto?
Não, não é um inseto!
É um GRÃO DE MOSTARDA!!!

Provavelmente você se lembra de Jesus falando aos discípulos que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda falaremos as árvores que saiam daqui e vá para o mar e elas irão (Lucas 17, 6), e falaremos as montanhas para se moverem e elas assim farão (Mateus 17,20).

Não sei você, mas eu não tenho visto muitas montanhas e árvores se moverem!
Isto quer dizer que nossa fé ainda tem muito a crescer!

Para este carisma veremos os tópicos:

1 INTRODUÇÃO - A fé é puro dom de Deus (cf. Efésios 2, 8). Portanto não vem de nosso merecimento e podermos ser ousados na fé, clamando a Deus a fé necessária para todas as situações em nossa vida.

2 CONCEITO - A própria palavra vai dar o conceito de fé em Hebreus 11, 1, onde "a fé é o fundamento. da esperança. Uma certeza a respeito do que não se vê" (tradução Ave-Maria). Porém, a tradução de Jerusalém vai falar que "é a posse antecipada daquilo que se espera". Que maravilhosas definições.
Podemos também afirmar que a fé é um dom de Deus dado ao homem para que o homem conheça a Deus.
Precisamos primeiramente distinguir o dom carismático da fé de outros tipos de fé:
- Fé teologal ou doutrinal (a fé que acredita) - vem do batismo sacramental e nos faz crer nas verdades da fé reveladas por Deus e que são ensinadas e definidas pela Igreja. Nos faz acreditar em Deus como Pai, como Salvador e como Santificador. É necessária para a salvação.
- Fé virtude (fé que confia) - Nos leva a confiar a Deus, não apenas acreditar. Com está fé nos entregamos totalmente nos braços de Deus, acreditando em Sua providência e nos deixando conduzir por ela. Não apenas lemos a palavra, mas a vivemos, não apenas acreditamos nos mandamentos e nos sacramentos, mas os praticamos.
- O dom carismático da fé (fé expectante) - Se manifesta quando a pessoal é movida a acreditar intimamente que Deus agirá de forma atual. Com esta certeza, nosso orar e agir se torna convicto de que Deus tudo pode e tudo faz, nos dando firmeza em nossas atitudes e decisões.
Convém ressaltar que não é necessário "fazer força" ou usar "jargões" para ativar a fé, embora parece bem comum nos nossos dias.

3 O DOM DA FÉ NA PALAVRA DE DEUS - Podemos citar várias passagens que exemplificam o uso da fé carismática na palavra. Romanos 4, 23-24; Êxodo 14, 10; Êxodo 14, 13-21; I Reis 18, 20-40; Mateus 8, 5-13; Mateus 15, 21-28; Marcos 5, 25-34; Lucas 5, 21-26; João 11, 1-44.

4 CONCLUSÃO

Clamemos ao Senhor que aumente a nossa fé para presenciarmos o Seu agir em nossas vidas!



Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário