sábado, 29 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 6

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus, Infinitamente Sábio, nos conceda uma parcela de Sua sabedoria!

Finalizando os dons de revelação, abordaremos o Dom da Palavra de Sabedoria, capítulo 6 da apostila CARISMAS do módulo básico.

Para este carisma, trataremos dos seguintes itens:

1 INTRODUÇÃO - O carisma da palavra de sabedoria ilumina nosso caminho, dá a direção certa, da a decisão conforme a vontade de Deus e conduz a santidade.

2 CONCEITO - Este carisma é uma palavra, frase, atitude ou ação a fim de que as pessoas percebam a verdade que não conheciam, nos inspirando como falar, agir, e comportar, levando-nos a decidir conforme a vontade  ação de Deus.
Podemos distinguir 4 tipos de sabedoria:
- Sabedoria humana - Desenvolvida através das aptidões do homem através dos seus estudos e esforço e facilitado pelas tendências pessoais.
- Sabedoria diabólica - Sabedoria usada para o mal, brigas, contendas (cf. Tiago 3,14-15).
- Dom infuso de sabedoria (divina) - Dom batismal (dos 7 dons infusos) que nos auxilia a viver a santidade de vida. Este dom nos leva a aprender as verdades espirituais, despertando em nós o amor pelo divino.
- Dom da palavra de sabedoria - dom carismático no qual o Espírito Santo nos orienta em situações concretas, independente dos méritos pessoais, estudo ou racionalidade.

3 UTILIDADE DO DOM DA SABEDORIA - O dom de sabedoria é o socorro de Deus para situações concretas, principalmente momentos de crise. É apropriada para testemunhar nos momentos mais difíceis.
Enquanto, a palavra de ciência dá um diagnóstico, a palavra de sabedoria dá o tratamento, orientando como conduzir a situação em destaque.

4 A PALAVRA DE SABEDORIA NA ESCRITURA - Podemos citar várias passagens que exemplificam o uso do dom de sabedoria. I Reis 3, 16-28; Lucas 12, 11-34; Atos 9, 23-25, entre outras, tanto na vida de Jesus como na vida dos apóstolos.

5 O EXERCÍCIO DO DOM DA SABEDORIA - Para manifestar o dom da sabedoria auxilia termos uma vida de oração constante e crescente, estudo, reflexão, humildade e simplicidade. Além disso devemos pedi-lo e aspirá-lo, como Salomão (Sabedoria 9, 1-6.9-10). Deus disse a Salomão que ele poderia pedir o que quisesse e este, por sua vez, pede sabedoria para guiar o povo de Deus.

 6 CONCLUSÃO

Sejamos como Salomão e peçamos cada vez mais o dom carismático da palavra de sabedoria a Deus!

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário