segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 7

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e venha em auxílio a nossa falta de fé!!!

Estamos na reta final de nossa apostila de CARISMAS, sendo que agora trataremos dos 2 últimos capítulos que falam dos dons carismáticos de poder ou de obras. Falemos agora do Carisma da Fé, tão necessário em nossas vidas.

Você sabe o que é isto?
Não, não é um inseto!
É um GRÃO DE MOSTARDA!!!

Provavelmente você se lembra de Jesus falando aos discípulos que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda falaremos as árvores que saiam daqui e vá para o mar e elas irão (Lucas 17, 6), e falaremos as montanhas para se moverem e elas assim farão (Mateus 17,20).

Não sei você, mas eu não tenho visto muitas montanhas e árvores se moverem!
Isto quer dizer que nossa fé ainda tem muito a crescer!

Para este carisma veremos os tópicos:

1 INTRODUÇÃO - A fé é puro dom de Deus (cf. Efésios 2, 8). Portanto não vem de nosso merecimento e podermos ser ousados na fé, clamando a Deus a fé necessária para todas as situações em nossa vida.

2 CONCEITO - A própria palavra vai dar o conceito de fé em Hebreus 11, 1, onde "a fé é o fundamento. da esperança. Uma certeza a respeito do que não se vê" (tradução Ave-Maria). Porém, a tradução de Jerusalém vai falar que "é a posse antecipada daquilo que se espera". Que maravilhosas definições.
Podemos também afirmar que a fé é um dom de Deus dado ao homem para que o homem conheça a Deus.
Precisamos primeiramente distinguir o dom carismático da fé de outros tipos de fé:
- Fé teologal ou doutrinal (a fé que acredita) - vem do batismo sacramental e nos faz crer nas verdades da fé reveladas por Deus e que são ensinadas e definidas pela Igreja. Nos faz acreditar em Deus como Pai, como Salvador e como Santificador. É necessária para a salvação.
- Fé virtude (fé que confia) - Nos leva a confiar a Deus, não apenas acreditar. Com está fé nos entregamos totalmente nos braços de Deus, acreditando em Sua providência e nos deixando conduzir por ela. Não apenas lemos a palavra, mas a vivemos, não apenas acreditamos nos mandamentos e nos sacramentos, mas os praticamos.
- O dom carismático da fé (fé expectante) - Se manifesta quando a pessoal é movida a acreditar intimamente que Deus agirá de forma atual. Com esta certeza, nosso orar e agir se torna convicto de que Deus tudo pode e tudo faz, nos dando firmeza em nossas atitudes e decisões.
Convém ressaltar que não é necessário "fazer força" ou usar "jargões" para ativar a fé, embora parece bem comum nos nossos dias.

3 O DOM DA FÉ NA PALAVRA DE DEUS - Podemos citar várias passagens que exemplificam o uso da fé carismática na palavra. Romanos 4, 23-24; Êxodo 14, 10; Êxodo 14, 13-21; I Reis 18, 20-40; Mateus 8, 5-13; Mateus 15, 21-28; Marcos 5, 25-34; Lucas 5, 21-26; João 11, 1-44.

4 CONCLUSÃO

Clamemos ao Senhor que aumente a nossa fé para presenciarmos o Seu agir em nossas vidas!



Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

sábado, 29 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 6

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus, Infinitamente Sábio, nos conceda uma parcela de Sua sabedoria!

Finalizando os dons de revelação, abordaremos o Dom da Palavra de Sabedoria, capítulo 6 da apostila CARISMAS do módulo básico.

Para este carisma, trataremos dos seguintes itens:

1 INTRODUÇÃO - O carisma da palavra de sabedoria ilumina nosso caminho, dá a direção certa, da a decisão conforme a vontade de Deus e conduz a santidade.

2 CONCEITO - Este carisma é uma palavra, frase, atitude ou ação a fim de que as pessoas percebam a verdade que não conheciam, nos inspirando como falar, agir, e comportar, levando-nos a decidir conforme a vontade  ação de Deus.
Podemos distinguir 4 tipos de sabedoria:
- Sabedoria humana - Desenvolvida através das aptidões do homem através dos seus estudos e esforço e facilitado pelas tendências pessoais.
- Sabedoria diabólica - Sabedoria usada para o mal, brigas, contendas (cf. Tiago 3,14-15).
- Dom infuso de sabedoria (divina) - Dom batismal (dos 7 dons infusos) que nos auxilia a viver a santidade de vida. Este dom nos leva a aprender as verdades espirituais, despertando em nós o amor pelo divino.
- Dom da palavra de sabedoria - dom carismático no qual o Espírito Santo nos orienta em situações concretas, independente dos méritos pessoais, estudo ou racionalidade.

3 UTILIDADE DO DOM DA SABEDORIA - O dom de sabedoria é o socorro de Deus para situações concretas, principalmente momentos de crise. É apropriada para testemunhar nos momentos mais difíceis.
Enquanto, a palavra de ciência dá um diagnóstico, a palavra de sabedoria dá o tratamento, orientando como conduzir a situação em destaque.

4 A PALAVRA DE SABEDORIA NA ESCRITURA - Podemos citar várias passagens que exemplificam o uso do dom de sabedoria. I Reis 3, 16-28; Lucas 12, 11-34; Atos 9, 23-25, entre outras, tanto na vida de Jesus como na vida dos apóstolos.

5 O EXERCÍCIO DO DOM DA SABEDORIA - Para manifestar o dom da sabedoria auxilia termos uma vida de oração constante e crescente, estudo, reflexão, humildade e simplicidade. Além disso devemos pedi-lo e aspirá-lo, como Salomão (Sabedoria 9, 1-6.9-10). Deus disse a Salomão que ele poderia pedir o que quisesse e este, por sua vez, pede sabedoria para guiar o povo de Deus.

 6 CONCLUSÃO

Sejamos como Salomão e peçamos cada vez mais o dom carismático da palavra de sabedoria a Deus!

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 5


Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus, Onisciente, Onipresente e Onipotente, nos abençoe e nos faça conhecer os Seus divinos mistérios!

Hoje temos post duplo! Dois posts no mesmo dia!! Espero que gostem!

Continuando os dons de revelação, falemos agora do Dom de Palavra de Ciência, capítulo 5 da apostila do módulo básico CARISMAS.

Para este tema, a apostila envolve os seguintes temas:

1 INTRODUÇÃO - O carisma da palavra de ciência é de grande auxílio para todas as situações da vida, principalmente auxiliando a oração por cura e libertação. Se manifesta como uma certeza interior que chega a nossa mente, através de uma palavra, visualização, sentimento, etc.

2 CONCEITO - Comumente podemos definir este carisma como um diagnóstico da parte de Deus pra com alguma situação desconhecida por quem ora, mostrando a raiz mais profunda e que só Deus conhece. Podemos afirmar que é um fragmento da onisciência divina.
Precisamos também distinguir os 3 tipo de ciência que envolve o homem:
- Ciência humana - Desenvolvida através das aptidões do homem através dos seus estudos e esforço.
- Dom infuso de ciência - Dom batismal (dos 7 dons infusos), nos auxilia a ver o mundo e analisa-lo através da graça e do amor de Deus. Contribui para a nossa santidade e podemos pedi-lo ao Espírito Santo para que nos auxilie no caminho do céu.
- Dom da palavra de ciência - dom carismático no qual o Espírito manifesta uma inspiração particular e momentânea sobre um fato singular e determinado. Pode não ter sentido para quem proclama mas tem todo sentido para quem a recebe.

3 O EXERCÍCIO DO DOM DA CIÊNCIA - As Palavras de ciência vem a mente sem que a pessoa tenha pensado nela ou se preparado. Se manifestam em nossa oração pessoal, na imposição de mãos e no grupo de oração (núcleo, reunião e perseverança) e podem ser:
- Palavras piedosas (amor, paciência);
- Palavras simples (bicicleta, tesoura);
- Uma imagem, visualização (Jo 1, 16-19; At 10, 9-16);
- Um sentimento ou sensação (Mc 5, 25-34);

4 UTILIDADE DO DOM DE CIÊNCIA - O dom de ciência está a serviço dos outros dons, como a profecia, a sabedoria, o de cura e o de milagres.
Às vezes temos grande dificuldade em discernir se uma palavra de ciência é de Deus ou do nosso humano. Um grande auxílio é o discernimento dos espíritos, como vimos no ensino passado. Outra maneira de descobrirmos é proclamando. Quem confirma se uma palavra é de Deus é aquele que a ouve e testemunha sua eficácia. Portanto, não tenhamos medo de proclamar aquilo que Deus nos diz.

5 FUNDAMENTOS BÍBLICOS DO DOM DE CIÊNCIA - Podemos citar várias passagens que exemplificam o uso do dom de ciência. João 1, 47-51; João 4, 16-19; João 11, 11-15; Mateus 16, 16; Mateus 1, 18-25; Atos 5, 1-11; Atos 10, 9-16; Lucas 1, 39-45.

6 A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO - Como falamos, quem confirma se uma palavra é de Deus é aquele que a ouve e testemunha sua eficácia. Um importante ponto é não apenas aplaudirmos o testemunho, mas louvar a Deus por aquilo que foi realizado.

7 COMO REZAR POR PROBLEMAS DESCONHECIDOS - A apostila nos dá uma orientação para rezar por problemas que não conhecemos.
a - Buscar o diálogo com a pessoa;
b - Tentar encontrar em que campo se encontra a enfermidde;
c - Pedir ao Senhor que venha em auxílio com o dom de ciência (orar em línguas, silenciar, ouvir, proclamar);
d - Caso seja confirmado, ora-se para a cura onde demonstrado;
e - Mesmo se não confirmado, reza-se e entrega a misericórdia de Deus.
Não podemos nos esquecer dos...

8 AUXILIARES DO DOM DA CIÊNCIA - Sabedoria, discernimento, prudência e sigilo.

9 CONCLUSÃO

Ufa, quanto conteúdo neste carisma, mas vale a pena, pois Deus com certeza fará muito através de nos com este dom.

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

 

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 4


Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos ajude a discernir a Sua vontade!

Vamos agora adentrar nos Dons de Revelação da nossa apostila CARISMAS. Este grupo também apresenta 3 carismas: Discernimento dos Espíritos, Palavra de Ciência e Palavra de Sabedoria. Embora o capítulo seja um pouco curto, o Discernimento dos Espíritos é um dom importantíssimo, sendo chamado também de "o guardião dos demais carismas" devido a sua finalidade de discernir.

Para explicar este Carisma, a apostila assumi os seguintes tópicos:

1 INTRODUÇÃO - O Dom do Discernimento dos Espíritos é importantíssimo em nossa vida espiritual mas também em nossa vida pessoal. Nos auxilia como coordenadores de grupo de oração e ministério, na condução de oração, quando oramos por alguém e também como Pai e Mãe para percebermos claramente o que é do Senhor. Estudemos com carinho este dom.

2 CONCEITO - Discernir é vem de "Cerne", ou seja, separar no mais profundo. Mas separar o que? O que é humano, o que é maligno e o que é de Deus! Em palavras simples, este é o carisma que nos faz perceber claramente qual espírito está agindo em determinada situação: do homem, do mal ou o Espírito Santo. Mas será que só existe um tipo de discernimento?

3 TIPOS DE DISCERNIMENTO - Existem 3 tipos de discernimento e todos se completam, sendo necessário que ajam em conjunto na vida de cada carismático. São eles:
- Discernimento Reflexivo - Também conhecido como bom senso. É aquele que é conseguido por esforço, estudo, experiência, formação, etc.
- Discernimento Doutrinal - É aquele que provém do conhecimento da Sagrada Escritura, da Sagrada Tradição e do Sagrado Magistério. Também pode ser conseguido com esforço próprio. Com este discernimento já conseguimos julgar as profecias, pois se vão contra o Depósito da Fé, já podemos marca-la como falsa.
- Discernimento Carismático - O que vem do Espírito Santo, através de um mover íntimo e interior.


Precisamos ter bastante cuidado pois algumas vezes o discernimento reflexivo se opõe aquilo que Deus quer, como foi na escolha de Davi.

4 UTILIDADE DO DISCERNIMENTO CARISMÁTICO - Entre as várias utilidades deste carisma podemos destacar: Eficiência e eficácia na função ministerial, conhecer a vontade de Deus através dos outros carismas e sua importância para coordenações e serviços de liderança.

5 DOM DO DISCERNIMENTO NA VIDA DE JESUS - Jesus sempre usou deste carisma.
Podemos enfatizar a passagem de Mateus 16, em que Pedro, cheio do Espírito Santo, professa "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo" e Jesus manifesta que quem revelou isto foi o Pai que está no céu. Em seguida Jesus fala de sua paixão e morte e Pedro mais uma vez interpela que não aconteça isto. Jesus, percebendo o espírito que agia também neste momento o repreende "afasta-te de mim satanás". Assim percebemos que os carismas sempre orientaram as ações de Jesus.

6 DINÂMICA DA MANIFESTAÇÃO DO DISCERNIMENTO CARISMÁTICO - Para crescermos neste carisma precisamos de 2 atitudes. Precisamos ESTUDAR, para crescermos no discernimento reflexivo e doutrinal que completam o Discernimento dos Espíritos. Este por sua vez crescerá a medida que o PEÇAMOS com fé.

7 CONCLUSÃO

Você coordenador, pregador, formador, servo, mas também você pai, mãe, empresário, peça o auxílio do carisma do Discernimento dos Espíritos para que possamos realmente contemplar o que é a vontade de Deus em cada ação, pensamento, sentimento e decisão de nossas vidas.

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!

 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Postagem no blog do MF Brasil!!!

Paz de Jesus meus irmãos.
Que o Senhor nos abençoe e guie para amarmos cada vez mais a formação.

Nesta última terça-feira, 25/10, foi publicado um texto meu no blog do ministério de formação da RCC Brasil.
VOCÊ NÃO CONHECE O BLOG DO MF BRASIL???
Não sabe o que está perdendo...

Bom, o texto nada mais é do que uma transcrição dos pontos importantes da minha pregação/ensino no Alegra-te que postei aqui no último dia 17.

Abaixo segue o link (clique na imagem) para ler o texto diretamente no blog do MF Brasil, matando 2 coelhos com uma só cajadada".

http://rccbrasilblogs.com.br/formacao/devemos-amar-a-formacao/



Espero que gostem e que o Senhor nos faça cada vez mais apaixonados pela formação.


Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 3

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos faça profetas!

Dando sequência no módulo básico, CARISMAS, desta vez vamos concluir os carismas de inspiração falando sobre os carismas de interpretação e de profecia.

Os tópicos são:

1 INTRODUÇÃO - que maravilha poder ouvir a Deus e por Ele ser orientado.

2 DOM DE PROFECIA - Neste tópico vemos o conceito, o exercício, a acolhida da profecia e o ciclo carismático e os tipos de profecia.
Importante destacar alguns pontos sobre a profecia.
Profecia é o carisma pelo qual o inspirado fala em nome de Deus inspirado pelo Espírito Santo a uma assembleia para exortá-la, consolá-la ou corrigir.
Entre os tipos, podemos ter profecias verdadeiras, não profecia e falsa profecia.
o ciclo carismático é o local privilegiado para que o carisma se manifeste.

3 DOM DE INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS - Agora vemos o exercício de interpretação das línguas e seu conceito.
Às vezes o Espírito suscita no inspirado uma profecia em línguas, que também chamamos de falar em línguas.
Porém, a profecia precisa exortar, consolar e corrigir e como isto acontecerá se não entendermos? É por isso que Paulo fala aos Coríntios que prefere falar pouco em vernáculo que muito em línguas, e ainda que não falemos em línguas  se não houver intérprete. Porém, percebamos que Paulo está falando do "falar" e não do orar em línguas.
Portanto, para entendermos a profecia em línguas precisamos de interpretá-la. Aí entra o dom de interpretação.
E como exercemos? Normalmente ocorre a profecia em línguas e ficamos aguardando a interpretação, que virá da boca do próprio profeta ou outro da assembleia. É bom lembrar que é uma interpretação e não uma tradução, Após a interpretação fazemos o julgamento, como ocorre com a profecia.

4 PROFECIA E OBEDIÊNCIA - Quando o Senhor fala conosco por profecia Ele quer que escutemos e respondamos a Ele. Portanto, quanto mais nos colocamos a disposição, mais Deus nos orientará.

5 CONCLUSÃO

Irmão, seja dócil ao Senhor e não se cale. Se os profetas não falarem, as pedras falarão!

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 2

Paz de Jesus carismáticos e, acima de tudo, Católicos!
Que Deus nos abençoe e nos faça missionários do Seu amor!

Dando sequência em nossa apostila 2 do módulo básico, CARISMAS, hoje adentramos no dom que muitas vezes é tratado como o mais simples, mas que ao mesmo tempo gera muitas dúvidas tanto nos carismáticos mas especialmente nos demais católicos que não são membros da RCC.

Os tópicos deste capítulo são:

1 INTRODUÇÃO - Vemos que o primeiro grupo de carismas é denominado Dons Carismáticos de Inspiração e engloba 3 carismas: línguas, interpretação das línguas e profecia e a primeira manifestação deste dom (línguas) aconteceu em Pentecostes, conforme narra São Lucas em Atos dos Apóstolos 2.

2 CONCEITO - Neste momento, explica-se o que é o dom de línguas e outras perguntas intrigantes que merecem resposta, como: Quem entende nossa oração em línguas, quem é edificado com ela e o que a Igreja fala disso. Após isto, surge uma outra pergunta instigante: Qual a...

3 FINALIDADE DO DOM DE LÍNGUAS - Além de gerar um clima de oração e de unidade, o dom de línguas nos abre para os demais carismas e nos ajuda a orar por situações difíceis que não queremos tratar. Isso é motivo mais que suficiente para deseja-lo ardentemente em nossa vida. Mas quais os...

4 TIPOS DE ORAÇÃO EM LÍNGUAS - Há variedades de manifestações do dom de línguas, dus delas são a glossolalia e a xenoglossia. A glossolalia é o ato de orar com gemidos inefáveis, em que não se entende o que está orando, enquanto a xenoglossia é o ato de orar em alguma língua conhecida pela humanidade hoje ou no passado mas que é desconhecida por aquele que ora. Mas afinal, qual...

5 A IMPORTÂNCIA DO DOM DE LÍNGUAS - Levar-nos ao relacionamento íntimo com Deus através de nossa total entrega. E este orar também pode se diferenciar pela tonalidade da oração, que pode ser: De júbilo, de louvor, de súplica e o canto. Por fim...

6 COMO RECEBER O DOM DE LÍNGUAS - Para isso, é preciso haver uma atitude humana de soltar a voz, de abrir-se ao Espírito para soltar as palavras da forma que vierem e, por outro lado, uma atitude do Espírito de dar a unção, dar o clima da presença de Deus, dar a tonalidade da oração. 

7 CONCLUSÃO

E aí, alguma pergunta? Espero que sim. Deixe seu questionamento nos comentários, mas antes clique na imagem e leia as "Reflexões a CNBB sobre o Dom de Línguas feita por Dom Alberto Taveira". Com certeza muitas coisas já ficarão esclarecidas.

 Dom Alberto fala do Dom de Línguas

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Devemos Amar a Formação

Paz de Jesus chamados ao ministério de formação!
Que Deus continue nos abençoando imensamente!

Este fim de semana que passou estivemos reunidos no II ALEGRA-TE.
Um encontro de servos estadual que realizamos em Goiás com o objetivo de unir e formar nosso estado.

Entre os temas, estive ministrando um tema relativo a formação, um tema muito lindo por sinal: DEVEMOS AMAR A FORMAÇÃO.
Sim, amar!!!

Deixo aqui o áudio do ensino! Espero que gostem e deem sua opinião, que é muito importante pra mim.

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 2 - Carismas - Capítulo 1

Paz de Jesus formadores e participantes de grupos de oração!
Que Deus nos abençoe por meio da poderosa intercessão de Nossa Senhora Aparecida!

Iniciando mais uma apostila, CARISMAS, apostila 2 do módulo básico, onde vamos refletir sobre todos os carismas listados por São Paulo em I Coríntios 12 e suas explicações nos capítulos 12, 13 e 14 da mesma Epístola.
No primeiro capítulo, Carismas, vamos ver o contexto geral da palavra e o seu significado, sendo os tópicos:

1 INTRODUÇÃO - Aqui vemos a diferença entre dons infusos, recebidos no nosso batismo, e os dons efusos, os carismas listados por São Paulo.

2 CONCEITO - Aqui temos os 9 dons efusos listados em I Coríntios 12, além da explicação do termos Charisma usado por Paulo.

3 NATUREZA E FINALIDADE DOS CARISMAS - Aqui temos uma explicação rápida do que a Igreja fala sobre isto e como explicar está manifestação do Espírito ter ficado aparentemente "latente" por este tempo.

4 QUANDO UTILIZAR OS CARISMAS - Quero aqui deixar uma pergunta. Quando um médico cirurgião usa um bisturi?
Resultado de imagem para bisturi sangue
Respondendo isto, quando devemos usar os carismas?
QUANDO FOREM NECESSÁRIOS!

E onde são principalmente necessários? Na EVANGELIZAÇÃO.
E na evangelização quem aparece é Jesus, e não o evangelizador. Portanto...

5 OS DONS EFUSOS E A CARIDADE - Façamos tudo por amor aos irmãos, inclusive o uso dos carismas, exercendo-os com...

6 OS CARISMAS DEVEM SER PEDIDOS COM FÉ E EXERCIDOS NA HUMILDADE - Fé e humildade. Não podemos cair no erro de querermos tomar o lugar devido de Deus com nossa vaidade e orgulho, querendo ser tratados como "estrelas do Evangelho". Que o Senhor nos encontre sempre dizendo "Somos servos inúteis, fizemos o que tínhamos que fazer".
E o que a Igreja fala disso?

7 PALAVRA DA IGREJA - Aqui são citados alguns trechos de documentos oficiais do Magistério sobre o Espírito Santo e sua manifestação na vida dos leigos.

Recentemente a Congregação para a Doutrina da Fé manifestou a posição da Igreja, orientando os fiéis sobre os dons hierárquicos e carismáticos através da Carta IUVENESCIT ECCLESIA, que você pode acessar pelo link abaixo (clique na figura).
Resultado de imagem para carismas
8 CONCLUSÃO

Gostaram? Espero que sim! Recomendo fortemente o curso Carismas do IEAD da RCCBrasil onde poderemos ver toda esta apostila explicada minunciosamente.

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 6

Paz de Jesus formadores de discípulos do Senhor!
Que Deus nos abençoe imensamente!

Finalmente chegamos ao último capítulo da apostila 1-  IDENTIDADE DA RCC, em que vamos nos debruçar sobre o tema CONTEXTO ECLESIAL DA RCC.

Neste capítulo, vamos perceber que a RCC tem todo o necessário em matéria pastoral para realmente nos considerarmos participantes do Corpo Místico de Cristo. Este é o objetivo principal deste ensino.

Os tópicos deste capítulo são:
1 INTRODUÇÃO - Apesar de sermos um movimento eclesial, muitos inclusive carismáticos não conhecem esta realidade e se deixam intimidar por pensamentos como "precisam participar de outra pastoral para serem membro da Igreja" ou "vocês não são aceitos na Igreja". Mas como ter certeza de que somos parte da Igreja? Através dos critérios de eclesialidade.

2 CRITÉRIOS DE ECLESIALIDADE - Os critérios de de eclesialidade passam primeiro pelo cânon 214 que exige que os movimentos católicos tenham espiritualidade conforme a Doutrina da Igreja.
Além deste critério, temos a Christifideles Laici que, pela primeira vez, vai listar os critérios para que um movimento seja considerado eclesial. Entre eles temos:
1 - Primado dado a busca da santidade;
2 - A responsabilidade de professar a fé católica;
3 - A comunhão sólida com o Papa e os Bispos;
4 - Participação da finalidade apostólica da Igreja que é a evangelização e a formação cristã dos homens.
5 - E, por fim, o empenho de uma presença na sociedade humana a luz da doutrina social da Igreja.

Podemos perceber através destes critérios que:

3 A RCC ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ECLESIAL!!!


E quais os efeitos que isto nos traz?

4 EFEITOS DA ECLESIALIDADE DA RENOVAÇÃO -
Primeiro: onde estiver uma fração da RCC, ali estará uma parcela da Igreja.
Segundo, um engajamento pastoral pleno para seus membros. Isto quer dizer que seus membros podem dedicar exclusivamente seu tempo escasso a este movimento sendo de forma plena pertencentes a Igreja. Isto não impede que aqueles que se sentirem chamados possam servir em outras pastorais, zelando sempre pelo bem estar e evitando o ativismo tão presente nos nossos dias.

Porque isto é importante? foi constatado que uma grande parte dos coordenadores da RCC também coordenavam outras pastorais em sua comunidade, muitas vezes se desgastando excessivamente. Com estas constatações podemos perceber que podemos focar nosso serviço apenas no movimento que nos trouxe para perto do Senhor, se assim quisermos.

5 CONCLUSÃO

Com isto terminamos a Apostila IDENTIDADE CARISMÁTICA! Espero que tenham gostado e nos encontramos em breve para na próxima apostila.

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"



terça-feira, 4 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 5

Paz de Jesus ungidos do Senhor!
Que Deus nos abençoe imensamente!

Chegando a reta final de nossas postagens da apostila de IDENTIDADE DA RCC, nos 2 últimos capítulos trataremos das MOÇÕES PROFÉTICAS PARA A RCC BRASIL AO LONGO DE SUA HISTÓRIA e CONTEXTO ECLESIAL DA RCC.

No capítulo 5 em que tratamos das moções proféticas, percebemos claramente que Deus tem orientado os passos de nosso movimento e que, através da ofensiva nacional, a RCC tem buscado a unidade, a identidade e a missão de todas as suas instâncias, direcionando inclusive os trabalhos ao longo dos anos com as moções nacionais.

Os tópicos deste capítulo são:
1 INTRODUÇÃO - O mais bonito é que Deus sempre fala conosco, mas as vezes nós que não queremos ouvi-Lo. A RCC Brasil tem se colocado em escuta para ouvir diretamente do Dono da Messe a Sua vontade para a obra. Mas não basta ouvir, precisamos por em prática e pra que isso aconteça precisamos de uma verdadeira força tarefa, que chamamos de ofensiva.

2 A OFENSIVA NACIONAL DA RCC - "Um plano de ação no mínimo inspirado por Deus, no qual todas as suas expressões deverão agir em conjunto, como um corpo orgânico, onde cada uma, cumprindo seu mister particular, concorrerá para o bom êxito da missão geral que Jesus reservou a Renovação, como expressão da Igreja".

3 PRINCÍPIOS DA OFENSIVA NACIONAL - Os princípios da ofensiva nacional são unidade (ser um só coração e uma só alma), identidade (batismo no Espírito Santo, prática dos carismas e vida em comunidade) e missão (continuar o plano missionário de Jesus). Mas qual o objetivo disto tudo?

4 OBJETIVOS DA OFENSIVA NACIONAL - Colocar em marcha, em unidade, reunir suas instâncias, revitalizar sua identidade, colaborar com a missão da Igreja e fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

5 CONCLUSÃO

Entre muitos frutos que já foram alcançados, um dos que podemos destacar são as moções anuais.

No ano jubilar dos 50 anos da RCC (2017), o tema do ano será:

"O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI"


Prepare o jubileu em sua instância e vivamos juntos este momento histórico!

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

 

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 4

Paz de Jesus amados!
Que Deus nos abençoe imensamente!

Estamos no quarto capítulo da apostila 1 do módulo básico.

Neste post, trataremos dos FRUTOS DA ESPIRITUALIDADE DA RCC e vamos perceber que só conhecemos uma árvore pelos frutos que ela fornece.

Os tópicos deste capítulo são:
1 INTRODUÇÃO - meus irmãos carismáticos, precisamos olhar com honestidade e humildade para os frutos que estamos dando. E porque isso é importante?
2 VALOR DOS FRUTOS - É importante pois como o nosso corpo físico precisa de alimento, o Corpo Místico de Cristo, a Igreja, precisa de frutos do Espírito Santo. E quais são os frutos que estamos dando? Pelos frutos que se conhece a árvore, portanto, se nossos frutos são bons, nossa espiritualidade também é boa.
3 CONCLUSÃO

E você meu irmão e irmã? Quais os frutos que você e seu grupo de oração tem dado a Igreja?

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 3

Paz de Jesus caríssimos!
Que Deus nos abençoe imensamente!

Em nossas postagens, estamos no módulo básico, apostila 1 e indo para o terceiro capítulo da mesma.

Neste capítulo, tratemos da ESPIRITUALIDADE DA RCC e vamos perceber que ela é realmente uma espiritualidade CATÓLICA que nos alimenta e nos faz crescer, sendo para nós uma autentica escola de oração.

"A espiritualidade da RCC é Trinitária, nasce a partir de uma experiência pentecostal, sendo seu antecedente histórico o Pentecostes (At 2, 1-4). Ela reaviva os sacramentos e gera uma consciência viva do poder e da ação do Espírito Santo através da docilidade a Ele e da prática de Seus carismas."

Os tópicos deste capítulo são:
1 INTRODUÇÃO - onde se foca na importância de conhecer a nossa espiritualidade.
2 ESPIRITUALIDADE - O que é espiritualidade? Qual a espiritualidade da RCC? Quais os seus elementos?
3 FUNDAMENTAÇÃO TEOLÓGICA DA RCC - Nossa espiritualidade possui fundamentos bíblicos, fundamentos em pronunciamentos eclesiásticos, fundamentos da vida e das atitudes de Jesus, fundamentos relativos a vida da Igreja, e muitos outros. Você conhece algum destes fundamentos?
4 FUNDAMENTOS JURÍDICO-CANÔNICOS - Ainda temos nossa espiritualidade fundamentada no Código de Direito Canônico! Portanto, nada de medo de ser carismático!
5 CONCLUSÃO

E você meu irmão e irmã? Qual apostila ou ensino gostaria de ver aqui no blog?

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


domingo, 2 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 2

Paz de Jesus irmãos!
Que Deus nos abençoe imensamente!

Continuando nossas postagens do módulo básico de formação, falemos hoje do segundo capítulo da Apostila 1 do módulo básico - Identidade da RCC.

Este capítulo tem como tema RENOVAÇÃO CARISMÁTICA COMO UM NOVO PENTECOSTES e vai fazer a comparação entre o Pentecostes Apostólico e o Fim de Semana de Duquesne, mostrando que o que aconteceu neste fim de semana é verdadeiramente um NOVO PENTECOSTES.

Os tópicos são

1 INTRODUÇÃO - explicação da vocação principal da RCC na Igreja, Você sabe qual é?
2 PRIMEIRO PENTECOSTES - Os antecedentes bíblicos, as promessas de Deus do derramar do Seu Espírito Santo e o cumprimento dessas promessas em Pentecostes, bem como os frutos consequentes desse acontecimento.
3 PENTECOSTES ATUAL - Os antecedentes bíblicos e as promessas de Deus que antecederam este Pentecostes atual.
4 CUMPRIMENTO DA PROMESSA - O fim de semana de Duquesne e os frutos deste acontecimento, o grande Kairós que é a RCC e sua chegada no Brasil em 1969.
5 CONCLUSÃO

Espero postar os demais slides desta apostila o quanto antes.

Um grande abraço a todos!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"



sábado, 1 de outubro de 2016

Slide - Apostila MB 1 - Identidade Carismática - Capítulo 1

Boa noite e Paz de Jesus.

Estou iniciando as postagens do módulo básico de formação e em breve quero começar os vídeos de formação em um canal e postando-os aqui também.

Iniciemos pela Apostila 1 do módulo básico de formação - IDENTIDADE DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA.

O primeiro capítulo é Identidade da RCC, o próprio tema da apostila.
Os tópicos são, resumidamente:

1 INTRODUÇÃO - Explicação de o que é identidade e os 3 pontos principais da identidade da RCC: Batismo no Espírito Santo, Prática dos Carismas e Vida em Comunidade.

2 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - Conceito e fundamentos do Batismo no Espírito Santo (BES) bem como as finalidades e frutos do BES.

3 JESUS, O BATIZADOR - Aqui, explica-se os critérios, condições e a chave do BES.

4 PRÁTICA DOS CARISMA - Explicação breve do segundo ponto de nossa identidade, afinal veremos este tópico com maior profundidade na apostila 2 do módulo básico (MB).

5 COMUNIDADES - Explicação dos tipos de comunidade que podemos encontrar em nosso movimento.

6 CONCLUSÃO



Apresentação Pessoal

Sou Klaus Newman.
Sou RCC a 12 anos e participo do grupo de oração Ágape, da Diocese de Anápolis.
Atualmente (2016) estou coordenador do ministério de formação estadual da RCC Goiás.

Atuava no ministério de pregação em minha diocese, porém me sentia realizado quando era chamado a ministrar formação aos pregadores.
Além desta dica de Deus, minha comunidade confirmava este meu chamado ao ministério de formação.

Quando me entreguei a vontade do Senhor, como Jonas, percebi o que Deus sonhava pra mim e hoje sou totalmente realizado no ministério que o Senhor me confiou.

Estarei neste blog postando vídeos de formação e slides de formação referente ao processo formativo da RCC (fase catequética).

O que? Você não conhece o Processo Formativo da RCC? Não se preocupe. Aqui vai uma imagem do processo e estarei postando um vídeo explicando-o.


Bom, este sou eu. Espero que visitem este blog e possam colocar aqui suas dúvidas e temas que gostariam de ver ensinos e slides.

Desde já, que a Paz de Jesus esteja no nosso coração!

"Se tem o dom de ensinar, que ensine".