quarta-feira, 8 de março de 2017

Slide - Apostila MB 6 - Liderança - Capítulo 5

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos ensine a sermos líderes servidores!

Iniciando a segunda metade da apostila, vamos para o quinto capítulo onde falaremos de 'O líder a serviço'. É meu irmão, não basta exercer LIDERANÇA, é preciso ser servo.


1 SERVO - O líder também é um servo, por isto não está acima dos outros, mas no meio deles, entre aqueles que lidera. Servo é aquele que serve, que presta serviço. O servo não é aquele que dá ordens, é aquele que faz junto.


A exemplo de Jesus, o servo é uma vela que se consome, iluminando ao seu redor, se exaurindo no serviço do Senhor.
- O servo é aquele que não exerce seus direitos, não é livre pra fazer o que quer;
- O servo não ocupa lugar de destaque, desenvolvendo todas as coisas sozinho, a frente de tudo e sabe mais que todos;

Então, quem é o servo pra Jesus?

O servo é o escolhido, o separado, o consagrado para estar a serviço quando Ele o chamar, pois quando Deus chama, Ele unge, e quando unge, Ele capacita.
O servo é como Jesus: Obediente (Hb 5, 8), cheio de sabedoria (Lc 2, 32) e aquele que ensina com a vida (Mc 10, 42s).

2 O SERVO-LÍDER EM AÇÃO - Todo serviço da RCC é coordenado por um Núcleo, um grupo de pessoas que assume o trabalho. Essas pessoas são escolhidas pelo Senhor para estar a serviços dos irmãos.

Este núcleo tem um líder que tem competência e autoridade no Senhor para dirigir os trabalhos e todos, sem exceção, precisam primar pelo dom do discernimento.

O coordenador precisa liderar pelo exemplo e entender que liderar é exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo e levá-lo a atingir uma meta. Para isto, ele precisa orientar e conduzir, fazendo com que os outros cresçam, preparando outros líderes. Porém, também cabe a ele, cheio do Espírito Santo, verificar aqueles irmãos imaturos ou com algum desvio de comportamento que não poderiam estar no núcleo e orienta-los.

3 CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO SERVO - Autenticidade, sinceridade, humildade, ter amor pela causa do Senhor, consagrar-se ao Senhor, fidelidade, acolhimento, organização, coragem.


Alguns exemplos práticos também precisam ser vividos pelo servo, como:
- Dedicar-se ao serviço de Deus, seja qual for o tempo;
- Praticar as obras que Deus preparou para executarmos;
- Oferecer tudo o que tem para a conversão das pessoas;
-Abandonar a ideia de viver para si mesmo e dedicar-se com todas as forças a obra que nos é confiada.

Chegamos ao fim de mais um capítulo. É maravilhoso ver o tesouro escondido entre as páginas de cada apostila do módulo básico. Deus nos chama a descobrir este tesouro!

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário