quarta-feira, 1 de março de 2017

Slide - Apostila MB 6 - Liderança - Capítulo 3

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos ensine a sermos líderes CRISTÃOS!


Já falamos sobre o que é ser líder. Mas pra nós, não basta ser um líder, precisamos ser líderes como Jesus, precisamos ser um "líder cristão". É isso que veremos neste capítulo 3 deste módulo de LIDERANÇA. Vamos aos pontos a tratarmos:

1 O LÍDER CRISTÃO BUSCA A CONVERSÃO - O primeiro que o líder precisa motivar é a si mesmo, motivar a ser como Jesus, a imitar a Cristo. Isto é ser convertido, é estar em processo de conversão.


2 O LÍDER É PARA OS OUTROS - Para ser líder de outros não basta saber motivar, precisamos acima de tudo ir junto, ser um com as pessoas, com compaixão, paciência e encorajamento. Às vezes será desgastante e outros tentarão tirar vantagem deste comportamento, mas deixemos, não porque somo fracos ou 'bobos', ao contrário, deixemos porque somos fortes.


3 A LUTA CONTRA O PECADO E AS SEDUÇÕES - Como líderes, precisamos levar a sério as seduções do mundo, cada um de acordo com nossas vidas. Não nos iludamos, o mundo nos seduz e o demônio quer nos derrubar.


Uma grande arma que o pecado tem é de nos levar a negar a responsabilidade por ele. Observemos os nossos primeiros pais:
  "Disse o homem: a mulher que me destes por esposa deu-me o fruto e eu comi".
Gênesis 3, 12
Embora tentemos empurrar a culpa de nossos pecados nos outros ou em alguma situação, Deus escuta nossas desculpas mas não nos isenta da responsabilidade daquilo que fizemos ou que nos cabia fazer. Assumamos nossa responsabilidade e lutemos para sermos santos.

4 ALGUNS ELEMENTOS DO PECADO E DAS SEDUÇÕES -

a) Confusão sobre a Palavra de Deus - Alguns irmãos não tem claro o que Deus disse e revelou sobre o homem e Seu plano para as criaturas. Isto faz com que estejamos vulneráveis aquilo que o mundo nos diz, nos seduzindo.

b) Confusão a respeito de Deus - Outro ponto de dúvida é que Deus é Amor, e Sua Palavra também vem plena de misericórdia. A falta deste entendimento leva muitos ao remorso e abre brechas para o desânimo.

c) Entretenimento com a tentação - Às vezes caímos na armadilha de entreter com a tentação. Por exemplo, se Eva não tivesse conversado com a serpente, não teria caído no pecado. quando passamos por uma ocasião de queda podemos escolher 2 caminhos: Podemos ceder a tentação e cair no pecado, ou podemos fugir da tentação e superá-la. Neste último caso ela torna-se pra nós uma provação, nos fazendo sair mais fortes e agraciados desta situação.

5 O PECADO E A GRAÇA DE DEUS - Um grande auxílio para não pecarmos é tomarmos a graça de Deus que nos é concedida no momento da tentação para não pecarmos e, neste momento, encher nossa vida com Seu Amor e Sua Verdade.


6 APLICAÇÕES PRÁTICAS - "O Salário do pecado é a morte", conforme Romanos 6, versículo 23. Porém, como líderes, podemos tomar algumas atitudes para evitar o pecado:

a) Saber bem claro o que diz a Palavra de Deus, vinda a nós através da Escritura, da Sagrada Tradição e do  ensinamento da Igreja;

b) Não entreter com a tentação;

c) Evitar situações, lugares e pessoas que facilitarão a nossa queda;

d) Lembrar que as promessas do demônio são ilusões e que nunca serão alcançadas;

e) Deus nos faz responsáveis pelas nossas ações;

f) "Resisti ao demônio e ele fugirá de vós" (Tg 4, 7);

g) Se Deus permite uma tentação em nossa vida, com certeza nos dará a força para suportá-la e vencê-la, conforme I Coríntios 10, versículo 13;

h) Manter um relacionamento sadio com outras pessoas maduras, estáveis e cristãs, com quem podemos partilhar e procurar ajuda e conselhos para vencer as tentações em todas as áreas de nossa vida.

7 ÁREAS DE MAIOR RISCO PARA OS LÍDERES - Como Jesus tentado no deserto, os líderes também tem suas maiores tentações nos 3 P's, Possuir, Prazer e Poder.

a) Dinheiro (Possuir) - Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Para evitar cair nessa tentação convém restringir o acesso ao dinheiro que pertence a obra (grupo, diocese, estado). Isso evita o fácil acesso e já será uma barreira ao pecar;

b) Sexo (Prazer) - Essa vigilância é de total importância, pois pode acarretar em pecados privados e públicos. Precisamos ter sabedoria para com as situações que nos colocamos com o sexo oposto e tomar as providências práticas para fugir das ocasiões de pecado;

c) Poder - Um dos grandes problemas é a ambição, muitas vezes disfarçada de uma falsa humildade, daqueles que o Senhor ungiu para a liderança. Aqui também podemos citar outros casos como o ciúme, a inveja, o agarrar-se ao poder, a liderança, ao cargo. Não há nada de mal em querer estar na liderança, caso a mesma seja dada por Deus. O que não podemos é nos apegarmos a ela como se fosse nossa.

8 CONCLUSÃO - Não podemos aqui nos iludir de que nunca cairemos. Mas se cairmos, precisamos nos arrepender e pedir perdão a Ele, em oração e na confissão sacramental.

Com isto terminamos nosso terceiro capítulo deste módulo. No próximo encontro vamos falar sobre 'as duas dimensões da liderança', a vertical e a horizontal. Nos encontramos em breve.

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário