Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos ajude a vivermos Sua Nova e Eterna Aliança!
Estamos
na última apostila do Módulo Básico e falaremos num tema de pouco conhecimento da maioria dos leigos: A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. Logicamente não esgotaremos aqui o tema mas tentaremos apenas de forma simples e direta apresentá-lo para que, a critério de cada formando, se aprofunde no oceano deste campo e nas Encíclicas sociais dos papas dos últimos tempos.
Primeiro, vamos aqui fazer alguns esclarecimentos preliminares sobre a DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (DSI).
1 - Destinatários da DSI - O homem.
A missão fundamental de Jesus Cristo é salvar o homem todo e todo o homem, anunciando-lhe o Reino de Deus ontem, hoje e sempre, levando-o a ser participante na história de sua salvação.
A realidade terrestre não será destruída, mas transformada no momento da instauração do Reino definitivo, criando-se novos céus e nova terra onde só reinará a justiça.
Precisamos sempre ter em mente que na Bíblia o homem é um ser único (alma, corpo e espírito), por isso a DSI vem para reconstruir a dignidade de filho de Deus, destruída pelo pecado, em cada pessoa humana.
2 - Conceituação - Segundo Puebla, 472, a Doutrina Social da Igreja "é um conjunto de orientações doutrinais e critérios de ação, os quais têm sua fonte na Sagrada Escritura, na doutrina dos Santos Padres e dos grandes teólogos da Igreja, especialmente Santo Tomás de Aquino, e no Magistério, especialmente dos últimos papas".
3 - Constituição da DSI - é constituída pelos valores evangélicos, a partir da análise da realidade e mediante o desenvolvimento de ações que visem o resgate da dignidade da pessoa humana.
Ao longo da história, muitos questionamentos levaram ao surgimento de uma reflexão antropológica-bíblica a respeito do homem e do mundo. Entre estes questionamentos podemos citar:
1 - Qual o valor da pessoa humana?
Resposta: O homem saiu de Deus e foi feito a Sua imagem e semelhança.
2 - E o mundo, qual sua origem?
Resposta: O mundo é obra de Deus, conforme afirmam as Escrituras e a Terra é para nós uma morada provisória.
3 - E qual é a posição da mulher em relação ao homem?
Resposta: O homem e a mulher possuem o mesmo princípio vital e são, em pé de igualdade, responsáveis pelo mundo e sua continuidade. (OBS: Ué, mas não acusam a Igreja de machista?).
Podemos perceber então que quem conduz a história da humanidade é Deus e os princípios da DSI estão presentes desde o Antigo Testamento.
1 A LEI E OS PROFETAS - Lei vem do latim legis e é imanente ao homem, revelada pela consciência e se manifesta por meio das nossas ações quando agimos moralmente bem. Através do Antigo Testamento, percebemos que cumpri a Lei era cumprir a justiça, que por sua vez é "recompensada" por Deus (Lv 24, 13).
Os profetas eram quem denunciavam as injustiças dos juízes e dos reis e a opressão dos pobres, prevendo castigos. Com isto, os profetas introduzem uma nova dimensão de justiça:
- Comportar-se reta e justamente;
- Honrar pai e mãe;
- Agir com piedade e caridade;
- Amar ao próximo e perdoar quem nos ofende;
- Viver a justiça de Deus por causa da Aliança com Deus;
- Deus fará justiça aos oprimidos;
- O Messias virá como o Príncipe da Justiça.
2 A ALIANÇA - Aliança é ato ou efeito de aliar-se e vem do hebraico berith, que significa a existência de segurança nas relações. Numa aliança deve haver reciprocidade e gratuidade, além de ser totalmente livre e de ambos os lados, como foi nas principais alianças de Israel com Deus:
- Aliança de Deus com Noé;
- Aliança de Deus com Abrão;
- Aliança de Deus com o povo por meio de Moisés.
Como Deus é fiel, mesmo quando o povo de Israel quebrava a aliança com Deus, Ele a mantinha mediante a Sua Misericórdia e continua a chamar o Seu povo a ser fiel. Biblicamente, o maior nunca rompe a aliança com o menor, pois é uma relação de amor. Isto é demonstrado principalmente com a Nova Aliança firmada no sangue de Cristo por meio de Sua morte expiatória.
3 A JUSTIÇA - Justiça vem do latim justitia e é o dever moral de dar a cada um o que lhe é devido, inclusive entre as pessoas e o Estado e os Estados entre si. Para o Antigo Testamento, Justiça é ser fiel aos preceitos de Deus, o que nos garante:
- Fonte de vida e glória da parte de Deus (Pr 21, 21);
- Exercício das virtudes (Sb 8, 7);
- Santidade (Jr 12, 1);
- Agir moral (Ex 20, 1-21).
Os autores bíblicos do Antigo Testamento usam 3 termos pra indicar justiça:
a) SEDEQ - Justiça moral, cumprimento da lei que visa a realização do bem comum (Ex: pagar impostos, civismo, etc.);
b) MISCHPAT - Justiça jurídica, sentença judicial, sendo uma justiça distributiva (Ex: o direito do pobre de Dt 10, 18 e Dt 24, 17-22);
c) HESED - Justiça da misericórdia, mais ampla que a justiça e o direito. Envolve o campo material (salário justo) e o espiritual (não injuriar).
A partir da SEDEQ e da HESED surge a JUSTIÇA SOCIAL onde cada um é, de acordo com suas possibilidades, responsável pelo bem comum e pela construção de uma sociedade justa e fraterna.
Esta justiça é um direito natural indispensável da pessoa humana (alimentação, moradia, saúde, educação, etc.) e não deve depender da caridade.
Por fim, devemos sempre lembrar que o direito humano vem de Deus, afinal Jesus é a Justiça do Pai como afirmado em Isaías 61, 1-4.
Primeiro, vamos aqui fazer alguns esclarecimentos preliminares sobre a DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (DSI).
1 - Destinatários da DSI - O homem.
A missão fundamental de Jesus Cristo é salvar o homem todo e todo o homem, anunciando-lhe o Reino de Deus ontem, hoje e sempre, levando-o a ser participante na história de sua salvação.
A realidade terrestre não será destruída, mas transformada no momento da instauração do Reino definitivo, criando-se novos céus e nova terra onde só reinará a justiça.
Precisamos sempre ter em mente que na Bíblia o homem é um ser único (alma, corpo e espírito), por isso a DSI vem para reconstruir a dignidade de filho de Deus, destruída pelo pecado, em cada pessoa humana.
2 - Conceituação - Segundo Puebla, 472, a Doutrina Social da Igreja "é um conjunto de orientações doutrinais e critérios de ação, os quais têm sua fonte na Sagrada Escritura, na doutrina dos Santos Padres e dos grandes teólogos da Igreja, especialmente Santo Tomás de Aquino, e no Magistério, especialmente dos últimos papas".
"Esta doutrina social tem, pois, um caráter dinâmico e em sua elaboração e aplicação os
leigos hão de ser não passivos executores, mas ativos colaboradores dos pastores, a quem levam sua experiência cristã, sua competência profissional e científica".
Puebla 473O objetivo principal da DSI é a dignidade da pessoa humana, imagem de Deus, e a tutela de seus direitos inalienáveis. Sua finalidade é a realização da justiça, promover a libertação total e integral do homem, contribuindo para a construção do Reino de Deus.
3 - Constituição da DSI - é constituída pelos valores evangélicos, a partir da análise da realidade e mediante o desenvolvimento de ações que visem o resgate da dignidade da pessoa humana.
- Os principais documentos (Encíclicas) sociais são:
- Rerum Novarum (RN) - Papa Leão XIII, 15/05/1891;
- Quadragesimo Anno (QA) - Papa Pio XI, 15/05/1931;
- La Solennitá (LS) - Papa Pio XIII, 1941;
- Mater et Magistra (MM) - Papa João XXIII, 15/05/1961;
- Pacem in Terris (PT) - Papa João XXIII, 11/04/1963;
- Gaudium et Spes (GS) - Concílio Vaticano II, 07/12/1965;
- Populorum Progressio (PP) - Papa Paulo VI, 26/03/1967;
- Octogesima Advenies (OA) - Papa Paulo VI, 14/05/1971;
- Laborem Exercens (LE) - Papa João Paulo II, 14/09/1981;
- Sollicitudo Rei Socialis (SRS) - Papa João Paulo II, 30/12/1987;
- Centesimus Annus (CA) - Papa João Paulo II, 01/05/1991;
- A dignidade inalienável da pessoa humana, excluindo qualquer tipo de discriminação;
- A primazia do bem comum;
- A destinação universal dos bens, que se destinam a todos os homens;
- A primazia do trabalho sobre o capital;
- O princípio da subsidiariedade, onde as instâncias superiores devem cuidar das instâncias inferiores;
- O princípio da solidariedade.
Ao longo da história, muitos questionamentos levaram ao surgimento de uma reflexão antropológica-bíblica a respeito do homem e do mundo. Entre estes questionamentos podemos citar:
1 - Qual o valor da pessoa humana?
Resposta: O homem saiu de Deus e foi feito a Sua imagem e semelhança.
2 - E o mundo, qual sua origem?
Resposta: O mundo é obra de Deus, conforme afirmam as Escrituras e a Terra é para nós uma morada provisória.
3 - E qual é a posição da mulher em relação ao homem?
Resposta: O homem e a mulher possuem o mesmo princípio vital e são, em pé de igualdade, responsáveis pelo mundo e sua continuidade. (OBS: Ué, mas não acusam a Igreja de machista?).
Podemos perceber então que quem conduz a história da humanidade é Deus e os princípios da DSI estão presentes desde o Antigo Testamento.
1 A LEI E OS PROFETAS - Lei vem do latim legis e é imanente ao homem, revelada pela consciência e se manifesta por meio das nossas ações quando agimos moralmente bem. Através do Antigo Testamento, percebemos que cumpri a Lei era cumprir a justiça, que por sua vez é "recompensada" por Deus (Lv 24, 13).
Os profetas eram quem denunciavam as injustiças dos juízes e dos reis e a opressão dos pobres, prevendo castigos. Com isto, os profetas introduzem uma nova dimensão de justiça:
- Comportar-se reta e justamente;
- Honrar pai e mãe;
- Agir com piedade e caridade;
- Amar ao próximo e perdoar quem nos ofende;
- Viver a justiça de Deus por causa da Aliança com Deus;
- Deus fará justiça aos oprimidos;
- O Messias virá como o Príncipe da Justiça.
2 A ALIANÇA - Aliança é ato ou efeito de aliar-se e vem do hebraico berith, que significa a existência de segurança nas relações. Numa aliança deve haver reciprocidade e gratuidade, além de ser totalmente livre e de ambos os lados, como foi nas principais alianças de Israel com Deus:
- Aliança de Deus com Noé;
- Aliança de Deus com Abrão;
- Aliança de Deus com o povo por meio de Moisés.
Como Deus é fiel, mesmo quando o povo de Israel quebrava a aliança com Deus, Ele a mantinha mediante a Sua Misericórdia e continua a chamar o Seu povo a ser fiel. Biblicamente, o maior nunca rompe a aliança com o menor, pois é uma relação de amor. Isto é demonstrado principalmente com a Nova Aliança firmada no sangue de Cristo por meio de Sua morte expiatória.
3 A JUSTIÇA - Justiça vem do latim justitia e é o dever moral de dar a cada um o que lhe é devido, inclusive entre as pessoas e o Estado e os Estados entre si. Para o Antigo Testamento, Justiça é ser fiel aos preceitos de Deus, o que nos garante:
- Fonte de vida e glória da parte de Deus (Pr 21, 21);
- Exercício das virtudes (Sb 8, 7);
- Santidade (Jr 12, 1);
- Agir moral (Ex 20, 1-21).
Os autores bíblicos do Antigo Testamento usam 3 termos pra indicar justiça:
a) SEDEQ - Justiça moral, cumprimento da lei que visa a realização do bem comum (Ex: pagar impostos, civismo, etc.);
b) MISCHPAT - Justiça jurídica, sentença judicial, sendo uma justiça distributiva (Ex: o direito do pobre de Dt 10, 18 e Dt 24, 17-22);
c) HESED - Justiça da misericórdia, mais ampla que a justiça e o direito. Envolve o campo material (salário justo) e o espiritual (não injuriar).
A partir da SEDEQ e da HESED surge a JUSTIÇA SOCIAL onde cada um é, de acordo com suas possibilidades, responsável pelo bem comum e pela construção de uma sociedade justa e fraterna.
Esta justiça é um direito natural indispensável da pessoa humana (alimentação, moradia, saúde, educação, etc.) e não deve depender da caridade.
Por fim, devemos sempre lembrar que o direito humano vem de Deus, afinal Jesus é a Justiça do Pai como afirmado em Isaías 61, 1-4.
Com este texto terminamos o primeiro tema da última apostila do Módulo Básico, DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. Peço desculpas pela demora em retomar os slides, mas pretendemos terminar o módulo básico e o específico de formadores até o fim de 2017. Ore por nós e que o Senhor nos ajude!
No próximo capítulo falaremos do 'Pensamento Social no Novo Testamento'. Te espero lá.
Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"
No próximo capítulo falaremos do 'Pensamento Social no Novo Testamento'. Te espero lá.
Um grande abraço a todos!
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