quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Slide - Apostila MB 5 - Santidade - Capítulo 1

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos encha do desejo de sermos verdadeiramente santos!

Iniciamos mais um ano e desejo a cada um de vocês o melhor do Senhor! E, providencialmente, o que Deus tem de melhor para nós é a SANTIDADE, o caminho que pode nos levar a felicidade verdadeira. E este é o tema de nossa apostila do módulo básico 5.

Em Goiás, meu estado, no início da RCC, desenvolveu-se um encontro cujo tema esta santidade e que aqui foi chamado de Seminário de Vida no Espírito Santo 3, ou apenas Seminário 3. Em muitos lugares ainda pratica-se este encontro, porém como se fosse uma continuidade da fase querigmática, sendo realizado após o Aprofundamento de Dons.

Este módulo possui 8 temas e é a maior apostila do MB. Veremos que SANTIDADE é a vontade de Deus para nós (capítulo 1), pois somente sendo santos seremos verdadeiramente felizes (capítulo 2).
Aprenderemos que a SANTIDADE possui uma pedagogia (capítulo 3) e que temos caminhos para alcança-la (capítulo 4).
Abrangeremos as virtudes e dons de santificação, ferramentas que o Senhor nos dá para sermos santos (capítulo 5) mesmo no sofrimento (capítulo 6), pois somente sendo santo conseguiremos santificar o mundo e o meio em que vivemos (capítulo 7).
Por fim, trataremos dos frutos na caminhada de santificação (capítulo 8), afinal, a árvore é conhecida pelos seus frutos.

No primeiro capítulo, falaremos de "Esta é a Vontade de Deus: a Vossa Santificação" onde trataremos do chamado de Deus a cada um de nós: SERMOS SANTOS. Vamos aos subtítulos:

1 INTRODUÇÃO - "Nós, povo de Deus, participamos de uma Igreja santa, pois o Cristo a amou como Sua esposa e por ela se entregou,... santificando-a pela Palavra e purificando-a pelo banho da água (Ef 5, 25s)". Cristo santifica a Igreja pelo Seu amor e também pela unidade, afinal a Igreja é o corpo místico de Cristo e se a cabeça é santa, logicamente por unidade o corpo tende a ser santo.


2 A SANTIDADE DA IGREJA - Segundo a Unitatis Reintegratio 3, a Igreja detém a "plenitude dos meios de salvação" e, segundo a Lumen Gentium 48, é "nela que adquirimos a SANTIDADE pela graça de Deus". Portanto, participando da Igreja e inseridos no corpo místico de Cristo, recebemos o Batismo Sacramental e nos tornamos templos do Espírito Santo que realiza em nós a obra de SANTIDADE.

Porém, não basta termos recebido o Espírito Santificador, é preciso viver como santos (Ef 5, 3). O Espírito Santo nos move a alcançarmos a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade e isso nos torna santos, nos levando a amar a Deus com todas as nossas forças, coração e alma.

Portanto, a missão e o chamado de santidade é para todos nós: leigos, padres, crianças, idosos, homens, mulheres. Somos chamados a sermos santos na nossa vida cotidiana.

3 DEUS CHAMA A SANTIDADE - Todo homem é chamado a conhecer e amar a Deus e aqueles que fazem parte da sua família (Igreja) através do Batismo possuem um chamado mais forte, o chamado a ser santo, e Ele capacita cada um a realizar este chamado.


Só Deus é inteiramente Santo, mas nossa santidade provém de Deus, como todo brilho da lua é reflexo da luz do sol. Quanto mais próximos de Deus, mais santos seremos!

Santo vem do latim sanctus, sancire e do hebraico qãdõsh (kadosh) que significam delimitar, fixar, separar. Ou seja, santo é o que foi separado por motivos religiosos. Gosto muito do exemplo de Sansão. Muitos acham que a força de Sansão vinha dos cabelos, porém a força vinha dele ser um consagrado ao Senhor cujo voto envolvia também não cortar o cabelo. Portanto, ele perde a força quando cortam seus cabelos porque o voto é quebrado e não porque cortaram seus cabelos (veja I Reis).


Somos chamados a sermos uma nação santa, uma raça eleita (I Pd 2, 9), recuperando o que o pecado desfigurou e sendo novas criaturas em Cristo Jesus (I Cor).

4 SANTIDADE - A SANTIDADE consiste em estarmos unidos em Cristo, sendo que devemos busca-la diariamente tanto nas pequenas quanto nas grandes atitudes. Também devemos vivê-la em todos os lugares em que estivermos e formos, não nos restringindo a momentos mas verdadeiramente moldando toda nossa vida conforme o Espírito de Cristo.

5 PECADO - Nossa vocação é a santidade, porém buscá-la é lutar diariamente contra o pecado que se levanta contra Deus e quer desviar nossos corações.

O Catecismos no parágrafo 1852 vai dizer que "os pecados são obstáculos a santidade", sendo que alguns pecados são chamados de "Capitais' pois geram outros pecados. Estes pecados são 7: Soberba (orgulho), luxúria, ganância, gula, ira, inveja e preguiça.

O principal é o orgulho, pois além de ser o pecado de Lúcifer também leva o homem a achar-se como Deus, autossuficiente, seu próprio princípio, fim e meio, até o ponto do total desprezo de Deus. A virtude contrária ao orgulho é a humildade, onde o homem reconhece sua pequenez, que do pó veio e ao pó voltará.

6 VOU SER SANTO! - Não podemos perder tempo, somos chamados a dar frutos de SANTIDADE nas 24 horas do dia e é urgente, como disse São João Paulo II: "O Brasil precisa de santos, de muitos santos! A SANTIDADE é a prova mais clara, mais convincente da vitalidade da Igreja, em todos os tempos e em todos os lugares.".


7 CONCLUSÃO

Não podemos ter medo da vida em SANTIDADE, pois a SANTIDADE é a plenitude da vida!
Concluímos este capítulo do módulo básico número 5. No próximo capítulo falaremos da felicidade verdadeira que só encontramos sendo santos. Espero vocês  sejamos santos todos os dias!


Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"

 

2 comentários:

  1. A paz irmão.
    Quero agradecer por você disponibilizar o slide dos ensinos.
    Rogo ao divino Espírito Santo que te envolva, te capacite e te fortaleça cada vez mais para a missão. Que Jesus e Maria te abençoem. Grande abraço. Fatima Xavier - Vicariato Urbano - RJ

    ResponderExcluir
  2. A paz meu irmão
    Sou um dos formadores aqui da rcc natal e tenho utilizado bastante os slide dos ensinos.
    Que o Espirito Santo vos fortaleça cada vez mais nessa missão.
    Wellingthon

    ResponderExcluir