sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Slide - Apostila MB 5 - Santidade - Capítulo 2

Paz de Jesus irmãos e irmãs!
Que Deus nos abençoe e nos faça felizes e santos!

No primeiro capítulo, falamos de "Esta é a Vontade de Deus: a Vossa Santificação" onde tratamos do chamado de Deus a cada um de nós: SERMOS SANTOS. Agora vamos ao segundo capítulo da apostila de SANTIDADE, módulo básico 5. Nela trataremos de "Felizes e Santos" onde abordaremos as bem-aventuranças.

Antes, coloque esta música para animar sua leitura!


Os tópicos são os seguintes:

1 INTRODUÇÃO - Nas bem-aventuranças (Mateus 5) Jesus explica a cada um, carente, pobres, nervosos, esfomeados, o caminho para a SANTIDADE e consequentemente para a felicidade, afinal, ser bem aventurado, ser feliz, é ser santo. Quem faz a vontade de Deus caminha para ser santo e feliz!


2 AS BEM-AVENTURANÇAS - São promessas paradoxais que sustentam a esperança durante as tribulações; anunciam as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas pelos discípulos. "Respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina: Deus o colocou no coração do homem a fim de atraí-lo a si, pois só Ele pode satisfazê-lo" (CIC 1718). Não podemos entendê-las com nossa inteligência pois resultam de um dom gratuito de Deus. Vamos falar de cada uma das bem-aventuranças apontadas por Jesus:


a) "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5, 3) - Pobres são todos os que são destituídos dos seus bens, e procuram refúgio em Deus sabendo que quem tem Deus não tem falta de nada!

Estamos falando aqui de pobres de espírito, que para um judeu, na época de Cristo, significa pessoa cheia da presença de Deus. São pobres não por não terem nada, mas por não terem medo de perder nada pois confiam totalmente em Deus.

b) "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mt 5, 4) - Jesus consola diante de tudo aquilo que faz chorar, entristecer, sofrer, afligir, como diz Paulo: Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada (Rm 8, 18).



c) "Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra" (Mt 5, 5) - Ser manso é renunciar a qualquer direito e defesa por amor a Cristo, mesmo quando injustiçado. Também é não julgar apressadamente e não agir por impulso a uma agressão ou ofensa. É, sendo forte em Deus, vencer o mal pelo bem (cf. Rm 12, 17). Isso é difícil, pois nossos orgulho e amor próprio geram revolta quando são ofendidos, porém "aquele que odeia a correção segue os passos do pecado"(Eclo 21, 7).

 O manso possui a paz porque nunca se perturba pois está firme em Deus, seguindo o exemplo de Jesus, que é manso e humilde de coração e nos ensina a amar nossos inimigos. Portanto, a mansidão deve ser vivida em pensamento, palavras e também por atitudes.

d) "Bem-aventurados os que têm forme e sede de justiça, porque serão saciados" (Mt 5, 6) - Felizes os que buscam, se empenham e desejam que o plano de salvação de Deus se realize em suas vidas e no mundo. A justiça faz parte do Amor de Deus, do amor que Deus tem por cada ser humano. Quando aguardamos que Deus faça justiça estamos deixando-O reinar e interferir nos fatos, estamos proclamando que Ele é o Senhor que sabe todas as coisas e como agir.

e) "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mt 5, 7) - Misericordiosos são aqueles que não satisfeitos e acomodados com sua própria miséria partilham da do outro. É um atributo de Deus, o Deus de misericórdia e bondade, o Pai das misericórdias (2 Cor 1, 3) que nos ensina como ser misericordiosos "Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso" (Luc 6, 36).


f) "Bem-aventurados os puros, porque verão a Deus" (Mt 5, 8) - Só entregando nosso coração totalmente a Cristo podemos conserva-lo puro, conserva-lo totalmente reto, integro, inocente, verdadeiro e natural.

Quando falamos coração no sentido bíblico estamos falando de nosso interior. A pureza do nosso interior é para o Senhor, nosso objetivo e meta. Somos templo do Espírito Santo e quando cometemos algum pecado contra a pureza estamos entristecendo-O.

É bom ressaltar que pureza não é apenas do corpo, mas também dos sentimentos, da língua, da mente,  do olhar. Precisamos ser puros integralmente.

g) "Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5, 9) - Ser pacificador é renunciar a violência, a agressão, ao tumulto, à confusão, estando disposto a carregar sempre a cruz de Cristo, porque nela se encontra a paz. Pacificadores são chamados a levar a paz, a concórdia, a tranquilidade, a justiça, o direito, onde estiverem e através de cada palavra, de cada pensamento, de cada ideia, de cada ato, com cada reação e até mesmo na postura.

h) "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5, 10) - Denominamos de perseguidos aqueles que sofrem por causa justa, aqueles que largam tudo e sofrem pela distância e cansaço para poderem colaborar com o anúncio do Reino de Deus, como os apóstolos. Olhando desta forma, podemos afirmar que a perseguição tem um caráter beatificante para possuirmos o Reino.


3 SANTIFICADOS NA VONTADE - O que realmente tem valor não são as muitas coisas que fazemos, mas aquelas que realizamos e que realmente é da vontade de Deus, mesmo quando a Sua vontade não coincide com a nossa. Isso exige um esvaziamento de nós mesmo e só conseguimos isso a medida que nos enchemos da presença de Deus.
Santo Afonso Maria de Ligório vai dizer que "Toda SANTIDADE consiste em amar a Deus, e todo amor a Deus consiste em fazer a Sua vontade".


4 CONCLUSÃO

Você quer ser feliz??? Seja bem-aventurado! Ser bem aventurado é ser santo!!! No próximo capítulo falaremos da pedagogia da SANTIDADE. Espero vocês e que possamos ser santos e felizes!

Um grande abraço a todos!
"Se tem o dom de ensinar, que ensine!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário